segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Tenha modos no trabalho!




Em geral, passamos, um terço do dia trabalhando, o que implica conviver com pessoas diferentes de nós, com outras formações, outros comportamentos, valores e pensamentos. Muitas vezes, vivemos mais horas ao lado delas do que do da própria família e respeitar as regras da boa convivência é essencial para manter um ambiente harmonioso. Mais do que isso: para alcançar o sucesso, seja qual for a profissão, saber se comportar no trabalho pode ser tão fundamental quanto a competência. Afinal, por quanto tempo se agüenta ficar ao lado de uma pessoa mal-humorada, grosseira ou intrigueira?
“A construção de uma boa imagem profissional, social e pessoa requer posturas, hábitos adequados, novas competências e atitudes dentro das organizações”, explica a consultora de etiqueta profissional Maria Aparecida Araújo, diretora da empresa Etiqueta Empresarial Executive Manners Consulting.“ Etiqueta nada mais é do que o código do bem viver. É o direcionamento das atitudes visando ao bem comum”.
Segundo ela, “conviver com pessoas exige sempre cuidados, por isso temos as regras de boas-maneiras. Não se pode dizer nem fazer tudo aquilo que se pensa. Quem sabe usar bem estas regras, jamais irá constranger os demais com atitudes inadequadas, opiniões e comentários. Isto não quer dizer que não possamos ser descontraídos, simpáticos e alegres. Podemos e devemos ser naturais, porém usando sempre a discrição e a gentileza”, enfatiza.
Boas maneiras, cortesia e visual correto são características que distinguem um profissional de outro, com igual capacitação técnica. Por outro lado, o desconhecimento ou desrespeito às regras básicas de conduta criam uma imagem negativa, como um carimbo, que pode acompanhar a pessoa por toda a vida, prejudicando-a em negócios e oportunidades. Os cuidados devem começar antes mesmo do ingresso na empresa.


Jornal da Orla, 5 de setembro de 2009 ( Mírian Ribeiro)

Um comentário:

malavasi disse...

são otimas dicas pra quem esta começando a entrar no mercado de trabalhoo. e muito fundamental!